O que são os testes de ligações terra?
São testes realizados para medir a resistência entre um elétrodo e a terra. A pinça de terra sem estacas Fluke 1630-2 FC é o tipo de ferramentas robustas e de alta qualidade. A garra da pinça resistente mantém o alinhamento e a calibração mesmo em ambientes industriais diários no local.
Como são feitos os testes de ligações terra?
Dependendo da situação e da ligação em causa, há 4 formas de testar a resistência disponível:
- Teste sem estacas
- Teste seletivo
- Teste de resistividade do solo
- Teste Fall-of-potential
Teste sem estacas
O teste de ligações terra sem estacas pode utilizar duas pinças, uma como gerador de sinal e a outra como recetor, ou apenas uma pinça como a 1630-2 FC para realizar medições. Esta, elimina inteiramente a necessidade de estacas temporárias e mostra-se extremamente útil nas situações em que as estacas não podem ser colocadas no solo.
Além disso, este tipo de testes reduz as perdas de tempo e os riscos de segurança associados à interrupção de correntes paralelas e à necessidade de conduzir a eletricidade para sítios seguros.
Assim, este método é o mais utilizado quando existem correntes paralelas e dificuldades em colocar estacas no solo. Basta utilizar a pinça 1630-2 FC, uma vez que esta pode atuar como gerador de tensão e pinça amplificadora em simultâneo.
Teste seletivo
O método de teste seletivo utiliza uma pinça e duas estacas, permitindo a medição de resistência do solo em zonas específicas de uma instalação e isolando o sistema, para verificar e reportar o que está ou não em funcionamento. Este método utiliza uma pinça que isola a corrente enquanto o elétrodo de interesse está a ser testado.
As duas estacas utilizadas são colocadas no solo distanciadas do elétrodo de interesse (habitualmente com 20 metros de distância). O contador é ligado ao elétrodo, enquanto a pinça de medição é colocada em volta desse mesmo elétrodo, de forma a eliminar possíveis efeitos de resistências paralelas presentes no sistema. Esta é uma garantia de que apenas o elétrodo que se quer medir é testado.
Teste de resistividade do solo
Para aplicar o teste de resistividade do solo devem ser utilizadas 4 estacas e, geralmente, este é um teste feito antes de instalar um sistema de ligações terra. Uma vez que os valores a medir são afetados pela composição do solo, nível de humidade e temperatura, é necessário realizar testes para uma verificação adequada e para definir a configuração inicial de um novo sistema.
Idealmente, deve ser encontrada uma zona de trabalho com o mínimo de resistência possível.
De forma a testar a resistividade do solo, basta ligar o verificador Fluke 1625-2 a 4 estacas. Desta forma, o verificador poderá gerar corrente através das 2 estacas externas, enquanto as estacas internas medem todas as quebras de potencial de tensão. Por fim, o Fluke 1625-2 irá calcular, de forma automática, a resistência do solo, utilizando a lei de Ohm.
Este tipo de testes é uma excelente hipótese, por exemplo, para reavaliar um ambiente que tenha sido afetado por situações de seca.
Teste Fall-of-potential
Para uma medição Fall-of-potential é necessário testar com 2 estacas e o elétrodo, com o intuito de confirmar que a instalação de um sistema elétrico foi feita de forma correta, verificar um sistema que já esteja colocado no sítio pretendido ou para realizar ações de manutenção contínua.
Para levar a cabo um teste com este método, deve, em primeiro lugar, existir a garantia de que o elétrodo está desligado. De seguida, é possível colocar as 2 estacas no solo em linha direta, alinhando-as a 20 metros de distância do elétrodo que se pretende testar.
O Fluke 1625-2 gera uma corrente entre a estaca externa e o elétrodo, enquanto a estaca interna mede possíveis quebras de potencial de tensão.
Requisitos para testes de ligações terra
Idealmente, a resistência de um sistema deve ser 0 ohms, mas nem sempre é possível trabalhar com esse valor em cenários reais. A Associação Nacional de Proteção Contra Incêndios e o Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrónicos dos EUA recomendam um valor igual ou inferior a 5.0 ohms – valor também recomendado para instalações com equipamentos mais sensíveis. Em qualquer caso, o objetivo principal é sempre atingir o valor mais baixo possível, de forma a obter vantagens a nível físico e económico.
Podemos analisar 4 grandes variáveis que afetam a resistência do solo num sistema de ligações terra:
- Comprimento do elétrodo: um valor de comprimento duas vezes maior pode levar a uma redução de resistência de 40%
- Diâmetro do elétrodo: o dobro do diâmetro leva a uma redução de resistência de 10%
- Número de elétrodos no solo: adicionar elétrodos com um espaçamento igual à sua profundidade leva a um aumento de eficácia de um teste
- Design do sistema: haste única ou placa de massa
Um dos pontos mais importantes é o espaçamento entre elétrodos, que apesar de ser variável e dependente do tipo de material condutor, traz sempre benefícios para a redução ou eliminação das suas esferas de influência.
Fonte: Fluke