Blog

Como ter sucesso com a paletização

Nos dias de hoje, as empresas não se podem dar ao luxo de falhar nas entregas a clientes, assim, é importante saberem como ter sucesso com a paletização. A falta de mão de obra é uma realidade e a procura por produtos é elevada, por isso tarefas repetitivas e pouco ergonómicas não devem ficar exclusivamente a cargo dos trabalhadores.

A paletização com robots colaborativos ou industriais oferece um retorno sobre investimento (ROI) rápido, até para pequenas e médias empresas de logística e produção. Falamos de algo com uma ótima relação custo-benefício, rápido de implementar e que oferece a flexibilidade necessária para diversos tipos de ambientes industriais, até em alturas de elevada procura.

É, assim, possível obter uma maior consistência e elevados níveis de produtividade, sem despender de muito tempo e correr riscos de segurança. Com soluções automatizadas de paletização de confiança, podem ser atribuídas tarefas menos repetitivas e que acrescentam maior valor aos trabalhadores, contribuindo desta forma para o crescimento dos negócios.

O desafio está em encontrar o sistema de paletização que atende às necessidades concretas de cada negócio, tanto no presente, como no futuro. Isto significa que as escolhas de caráter tecnológico não devem ser decisoras. Na verdade, as necessidades relacionadas com as aplicações de um sistema é que devem ser absolutamente influentes na escolha da melhor opção. Este primeiro passo é a chave para implementar uma estratégia de como ter sucesso com a paletização, de forma rápida, eficiente e fiável.

Anatomia de um sistema colaborativo de paletização

Apesar de um sistema colaborativo de paletização poder ser configurado de diferentes maneiras, inclui habitualmente a maioria dos seguintes elementos:

  • Transportador com sensores para deteção da presença de caixas
  • Robot colaborativo ou industrial de 6 eixos
  • Elevador (7º eixo) para aumentar o alcance do robot
  • Pinça com capacidade para pegar em folhas deslizantes
  • Equipamento de fixação de pilha de folhas com sensor de deteção
  • Equipamento de fixação de paletes com sensor de deteção
  • Software de programação e monitorização para integração do sistema

Os paletizadores são frequentemente implementados por um integrador de sistemas, mas se os elementos do sistema de paletização escolhidos forem desenhados para trabalhar em conjunto, a sua instalação será mais simples, mais rápida e terá um custo menor. Além disso, este cenário oferece a opção de alterar e voltar a instalar todo o sistema sem custos extra e sem necessidade de experiência na área de robótica.

Requisitos dos produtos

Uma das principais decisões de aplicação do sistema começa com a consideração de características como tamanho, forma, peso e tipo de caixas ou recipientes com os quais um sistema de paletização irá trabalhar. É, ainda, importante pensar em alterações futuras que possam ocorrer nos produtos, para garantir que o sistema implementado acompanha a evolução e o crescimento do negócio em causa.

 

Paletizador OnRobot

 

Considerações dos produtos

Carga

A dimensão e o peso das caixas ou recipientes influencia as especificações do robot e do acessório a utilizar, podendo também impactar a segurança dos trabalhadores. Cargas mais pesadas podem não cumprir com determinados requisitos de segurança, criando a necessidade de adicionar novas medidas de segurança.

Variabilidade

Variações entre dimensões de diferentes cargas também podem afetar a escolha de um robot, assim como ter um papel importante na decisão de utilizar mais do que um tipo de gripper para caixas de diferentes tamanhos.

Porosidade

O cartão de menor gramagem pode ser mais barato, mas também é mais poroso. A capacidade de movimentar materiais com maior porosidade é diferente entre os diversos tipos de grippers a vácuo, por isso, é importante verificar sempre esta questão.

Forma

A forma ou material de um recipiente afeta o manuseamento do mesmo. Caixas tradicionais fechadas são ideais para grippers a vácuo, como os da OnRobot enquanto caixas abertas, recipientes de plástico e outros tipos de embalagens podem exigir pinças.

Número de produtos

Ao aumentar o número de cargas movimentadas em simultâneo, é possível obter maiores níveis de produtividade. Um gripper a vácuo, com elevada potência e personalização, oferece a flexibilidade adicional para este método.

Folhas deslizantes

Se determinada aplicação exige folhas deslizantes, o melhor é procurar por um gripper capaz de pegar tanto em caixas, como em folhas. Além disso, esta alteração deve ser automática e previamente programada, para a realização de processos de paletização sem interrupções.

Requisitos das instalações

É muito importante preparar respostas para as perguntas que um integrador de sistemas possa levantar, enquanto etapa de pesquisa das opções que satisfazem as necessidades de um negócio.

As principais questões que devem ser respondidas são:

  • O seu sistema de paletização caberá no espaço que existe atualmente?
  • O espaço está preparado para que o braço do robot consiga alcançar o transportador e as paletes sem colidir com objetos ou comprometer a segurança dos trabalhadores?
  • Quantas paletes ativas serão necessárias e onde estarão localizadas as mesmas em relação ao sistema de alimentação?
  • Como e quando é que as paletes cheias serão trocadas por paletes vazias?
  • De que forma e com que frequência é que os trabalhadores vão precisar de entrar na unidade de paletização?

 

Tipos de Sistemas de Paletização OnRobot

 

Considerações do sistema

Robot

  • A carga máxima tem influência no alcance máximo e inclui o suporte, o gripper e o produto a movimentar.
  • Tanto o alcance vertical, como o horizontal devem chegar a qualquer ponto da palete.
  • Caixas de menor dimensão necessitam de um maior alcance do braço robótico.
  • Os requisitos de duração de ciclo podem fazer com que a velocidade dos robots exceda os limites de segurança e exija medidas extraordinárias.

Gripper

  • Grippers colaborativos mais flexíveis eliminam os custos de personalização e oferecem fiabilidade de longa duração.
  • Os Grippers elétricos eliminam os requisitos de espaço e de custos associados a soluções de ar comprimido.

Elevador

  • A altura de cada pilha de caixas ou de folhas deslizantes e o alcance máximo do robot determinam se existe ou não necessidade de utilizar um elevador.

Software

  • Uma programação intuitiva acelera a instalação e facilita a adaptação perante alterações futuras relacionadas com novos produtos e requisitos.
  • Uma solução única de software para a gestão de todos os elementos do sistema garante mudanças fáceis e rápidas.
  • A monitorização de software otimiza o mesmo para uma maior fiabilidade e garante a notificação regular de requisitos de manutenção.

Paletes e folhas deslizantes

  • Caso seja necessário, deve ser determinado tanto o número como a localização das paletes e folhas deslizantes.

 

Um sistema de paletização fora da caixa, que seja integrado e configurável, é a abordagem ideal. Desta forma, é obtida a flexibilidade necessária para ajustar o sistema às necessidades únicas de cada negócio, mas com todos os benefícios de lidar apenas com um fornecedor.

Agora que já sabe como ter sucesso com a paletização, contacte a Bresimar Automação e fique a conhecer as soluções ideais para o seu sistema.

 

Fonte: OnRobot

 

shape
shape
shape