Blog

Dicas para aumentar a usabilidade da sua HMI

Uma HMI (Human-Machine Interface) é um convite visual para a interação. É aqui que as coisas se realizam – arranque, monitorização, leitura ou ajustes – por si ou por outra pessoa. E a usabilidade da HMI determina como podemos executar as nossas tarefas.

Usabilidade significa garantir que o trabalho, seja ele qual for, é feito de forma eficiente e com satisfação.

Em aplicações de consumidores independentes ou configurações industriais complexas, aplicam-se os mesmos princípios para desenvolver uma interação eficiente e user-friendly.

Deixamos aqui algumas dicas para aumentar a usabilidade da sua HMI.

 

Coloque-se no lugar do operador

Antes de começar a desenhar os ecrãs da HMI, obtenha uma visão clara das necessidades e limitações dos seus utilizadores e do ambiente em que a aplicação vai operar, por exemplo, observando aplicações já existentes em uso ou falando com os operadores. Muitos aspetos influenciam a forma como os operadores comunicarão com o sistema e, portanto, como a interface deve ser projetada, por exemplo, o nível de experiência dos utilizadores, barreiras linguísticas, acordos industriais e culturais, condições de iluminação, circunstâncias especiais como utilização de luvas, etc.

 

Visualize e teste o fluxo de trabalho

Elabore os fluxos de trabalho de operação da aplicação; quais são as principais tarefas que devem ser realizadas, as que raramente são executadas, etc. Considere como a HMI deve estar disposta para torná-la o mais eficiente possível na execução das tarefas necessárias – e teste os seus desenhos com os utilizadores pretendidos.

 

Crie o seu projeto de HMI

Lidere o processo

Ajude o operador a ver o que é mais importante ou a guiar para a próxima etapa na tarefa em questão, utilizando contrastes nas fontes de texto ou estilo dos botões para mostrar qual era a ação seguinte esperada. Utilize cores e objetos animados da mesma maneira para atrair e direcionar a atenção.

Confirme as ações do operador alterando os contrastes nos botões ou fornecendo uma afirmação; estas ações ajudam a criar confiança com o sistema. Contudo, a regra de ouro é que menos é mais; utilize com moderação e adicione tanto conteúdo quanto o necessário para executar a tarefa em questão. Muitos elementos visuais ou informações em excesso, atrapalham a janela visual e dificultam o foco do operador.

 

Utilize o que já conhece

Recorra a símbolos reconhecidos no seu campo de aplicação, bem como as regras geralmente aceites para, por exemplo, significado de cores, símbolos de botões e similares para evitar confusões e para fornecer ao utilizador diálogos familiares e de fácil entendimento. Aumento o reconhecimento da marca juntos dos seus clientes, personalizando a sua aplicação e criando uma aparência consistente da empresa, em toda a gama de produtos, através de templates de ecrãs e estilos.

 

Modelos de HMI da Beijer

 

Repita símbolos e modelos

Aplique o mesmo estilo de botão, tipos de fonte, esquemas de cores, layouts, etc., em todo o projeto e seja consistente no seu significado e ação a que estão associados. Dessa forma, os utilizadores aprendem de forma rápida, onde os botões e objetos estão posicionados e o que estes significam, e podem-se concentrar nas tarefas operacionais.

 

Mantenha os ecrãs organizados

O alinhamento dos objetos é uma maneira fácil de tornar o layout visualmente mais fácil de usar. Alinhe os objetos verticalmente e/ou horizontalmente para criar uma ordem e um ecrã organizado. Posicione vários objetos simetricamente, de forma a ajudar o utilizador a reconhecer os grupos funcionais.

 

Agrupe os itens de forma cuidada

Os objetos colocados como um grupo, ou muito próximos um do outro, também são entendidos como estando ligados em funcionalidade. Utilize isso para aprimorar o relacionamento entre, por exemplo, vários parâmetros exibidos na mesma máquina.

Os objetos sem relação não devem ser colocados juntos, para evitar confusões e, também, deve ter cuidado para que, se os objetos forem desenhados de maneira a parecerem iguais, os utilizadores também vão entender que eles estão funcionalmente relacionados. Se o projeto exigir que sejam apresentadas muitas informações no ecrã, os menus inteligentes e caixas de diálogo pop-up podem ajudar o utilizador a obter, mais rapidamente, uma visão geral do que é mais importante.

À medida que máquinas e hardware se tornam cada vez mais genéricos, a usabilidade da sua solução é uma oportunidade para diferenciar a sua solução da concorrência.

 

HMI iX – feita para a usabilidade

O software iX HMI, da Beijer Electronics, foi desenvolvido para fornecer ferramentas inteligentes, tendo em mente, a criação de interfaces de operador eficientes. Com uma abordagem de design what-you-see-is-what-you-get (WYSIWYG), os programadores/criadores podem visualizar o resultado final e, facilmente, testar os fluxos de trabalho.

O software também oferece ferramentas inteligentes para ajudar a exibir grandes quantidades de informação, bem como manter um design consistente em toda a aplicação da HMI. Da mesma forma, é fácil incorporar o seu perfil corporativo em todas as aplicações da HMI.

Com suporte para scripts em C# e componentes de terceiros, iX proporciona inúmeras oportunidades para personalizar não apenas a aparência, mas também a funcionalidade conforme as necessidades mais específicas da sua aplicação.

 

Agora que conhece algumas dicas para aumentar a usabilidade da sua HMI, fique a conhecer mais sobre as soluções disponibilizadas pela Bresimar Automação aqui.

 

Fonte: Beijer Electronics

shape
shape
shape