A Revolução dos Cobots e a Importância das Ferramentas de Manipulação na Automação Colaborativa
Nas últimas décadas o desenvolvimento de robots colaborativos (cobots) tem apresentado múltiplos benefícios para as empresas fabricantes sobretudo na Automação Colaborativa , que antes não tinham soluções de robótica ajustadas às suas necessidades e capacidade de investimento.
Contudo, apenas uma parte da versatilidade conseguida com a automação colaborativa é justificada pela evolução dos cobots. Tal como explica a OnRobot, é aí que surge o destaque para a importância das ferramentas de manipulação como grippers, lixadoras, sensores e sistemas de visão, uma vez que esse tipo de equipamentos garante a adequação de robots aos processos mais repetitivos e minuciosos.
Vantagens das Ferramentas de Manipulação no Crescimento de Negócios
Tempo reduzido de implantação
A tecnologia de automação colaborativa está pensada para ser facilmente programável para qualquer operador, permitindo que até colaboradores com menos conhecimento e experiência técnica consigam ajustar as ferramentas às necessidades da sua empresa.
Produção flexível
Ao contrário do que acontece com métodos de produção tradicional, as ferramentas de manipulação em processos de automação são instaladas para utilizações em diferentes objetos, tipos de materiais e processos, apresentando um grande leque de possibilidades de integração em cenários de produção.
Maior retorno sobre investimento
Uma vez que este tipo de equipamentos fornece aos robots a possibilidade de realizar uma grande variedade de processos industriais com segurança para os operadores, existe uma redução de custos com programação, instalação e medidas adicionais de segurança. Além disso, a utilização das ferramentas de manipulação em processos robotizados leva a um nível de produção constante de alta fiabilidade e precisão que não é possível alcançar apenas com tarefas físicas de pessoas, criando um retorno financeiro maior.
![]() | ![]() | ![]() |
Impacto em Aplicações Colaborativas
Acabamento de superfícies
As aplicações em superfícies como polimento ou lixamento requerem acessórios com alta sensibilidade que detetem as variações mínimas de materiais e relevo, atuando com uma força constante a uma velocidade uniforme. A utilização de um sensor de força e torque como o HEX-E responde a todas essas necessidades, sendo ideal, por exemplo, para aplicações em carros, mobiliário e componentes industriais.
Montagem
Na atuação de robots em operações de montagem, é frequente a necessidade de localizar e movimentar objetos de menor dimensão. Para que isso seja feito com elevada precisão, é necessário ter uma ferramenta de manipulação que assuma a orientação adequada durante a sua atuação, como a pinça RG2, alinhando o seu funcionamento com os componentes ou espaços necessários.
Pick and place
No que diz respeito a ações de pick and place são necessárias ferramentas com características idênticas às de uma mão humana em termos de toque, mas com uma maior habilidade de movimentar objetos de diferentes formas e sem deixar qualquer marca nos materiais. Existem diversas possibilidades de pinças que permitem a realização deste tipo de operações, das quais se pode destacar a pinça Gecko.
Tratamento de máquinas
As diversas ações necessárias no tratamento ou funcionamento de máquinas requerem, muitas vezes, movimentos consistentes e repetitivos durante longos períodos de tempo. A utilização de sistemas de pinças duplas como a RG6 reduz significativamente os tempos de ciclo, manuseando dois objetos diferentes em simultâneo e aumentando a segurança dos operadores.
Embalagem e paletização
A eficiência de aplicações de embalagem e paletização é afetada pela utilização de ferramentas de manipulação em soluções robóticas de forma muito positiva, através da sua precisão de atuação, que permite a movimentação de diversos tipos de caixas a um custo baixo e fazendo pouco ruído. Pinças como a VG10 da OnRobot são ideais para este tipo de aplicações e requerem uma programação simples.
Controlo de qualidade
Uma das questões mais relevantes da atividade num laboratório é a necessidade de conseguir fazer diversas operações num espaço reduzido, como inspeções e medições. Assim, a utilização de um robot colaborativo com sensores de força e torque para a manipulação de objetos e realização de processos garante consistência e qualidade, mesmo nas operações mais delicadas.


