O mundo industrial está em constante mudança, no passado, foram construídas fábricas em torno de máquinas e processos individuais. Nos dias de hoje, as fábricas estão a transformar-se em centros de recolha e análise de dados.
A informação que advém de uma fábrica com a conectada pode contribuir para melhorias na produção e, futuramente, desempenhar um papel importante na inovação.
IO-Link: Comunicação aberta para a Indústria
O IO-Link é um protocolo standard de comunicação aberta para a industria de automação. Este, permite conectar diretamente os dispositivos entre si e com sistemas DCS (sistema digital de controlo distribuído). Assim, é possível que diferentes fabricantes trabalhem em conjunto em projetos, sem a necessidade de utilização de protocolos que sejam propriedade empresarial ou alterações de software.
O IO-Link melhora o fluxo de informação
Apresentamos-lhe o software que irá revolucionar o protocolo de comunicação. Além de melhorar o fluxo de comunicação nas suas instalações, vai permitir conectar o seu equipamento a um sistema central, permitindo que o possa acompanhar remotamente, assim, terá maior controlo sobre a monitorização e manutenção.
O IO-Link garante uma colaboração sem obstáculos entre dispositivos e, consequentemente, permitirá uma linguagem comum para todos os equipamentos. Desta forma, caso exista algum problema com um equipamento, é possível resolver o mesmo de forma eficaz, uma vez que, todos têm acesso à informação.
IO-Link: Como funciona e os seus benefícios
O IO-Link utiliza uma tipologia de rede e um dispositivo principal que envia dados para outros dispositivos. O dispositivo principal cria os comandos e instruções, para que, sejam adotados pelos dispositivos secundários.
Esta comunicação entre dispositivos é efetuada pela interface serial, que envia um byte de cada vez através de uma ligação RS-485. Cada byte contém informações sobre o tipo de comando ou instrução que está a ser enviado (“definir velocidade” ou “medir temperatura”, por exemplo) e dados adicionais relacionados com o respetivo comando (“valor de aumento da velocidade”, por exemplo).
Este, cria diversas camadas de segurança para que apenas os utilizadores autorizados possam interagir com o equipamento através de tecnologia IO-Link, tornando-se mais difícil para hackers e criadores de malware aceder às suas máquinas e dispositivos de forma remota por meio de redes, como Wi-Fi e Bluetooth® Low Energy (BLE). Ao implementar procedimentos robustos de autenticação numa fase inicial do processo de criação do seu sistema, está a criar uma garantia de proteção extra contra o cybercrime no momento em que o sistema começar a ser utilizado nas suas instalações.
Vantagens do IO-Link
No meio da lista de vantagens que o IO-Link tem em comparação com outras redes de comunicação, podemos destacar as seguintes:
- Fluxo de informação melhorado: em sistemas tradicionais, existem diversos pontos nos quais se pode perder ou atrasar a informação obtida, graças a problemas de qualidade ou erros humanos. Com o IO-Link, isto já não acontece. Passará a ter um fluxo constante de dados a circular entre máquinas em tempo real e com alta qualidade.
- Fácil utilização: com tecnologia IO-Link em cada dispositivo, os utilizadores não precisam de formação ou conhecimento específico. Qualquer pessoa que utilize um smartphone poderá começar a utilizar IO-Link sem grande esforço. Além disto, a interface de utilizador é intuitiva e está preparada para que alguém que não está familiarizado com maquinaria industrial se sinta seguro para utilizar o protocolo em questão.
Quer aprimorar a ligação com os seus equipamentos? Opte por IO-Link
Este protocolo de comunicação permite-lhe obter mais informação nos dispositivos que estão nas suas instalações, incluindo os seus requisitos de performance e manutenção. Também torna mais fácil a realização de diagnósticos de forma remota, quando existe um problema no chão de fábrica.
Procura procura obter um melhor fluxo de dados entre os seus dispositivos e sistemas? O IO-Link pode ser a solução que procura!