Blog

O Futuro da Robótica

A Robótica industrial existe há décadas, no entanto, apenas agora tem vindo a ganhar mais popularidade, por isso, é importante procurar avaliar como será o futuro da robótica.

Nos últimos anos, e à medida que as empresas percebem que podem poupar dinheiro e aumentar a produtividade ao utilizar tecnologia de automação, temos assistido a um aumento na utilização de robots. Assim, existe uma grande expectativa sobre o que pode vir a acontecer durante os próximos anos no que diz respeito à robótica industrial, bem como a forma como este mercado vai crescer e as alterações que vai sofrer.

Crescimento do setor

A robótica industrial continua a crescer, evoluindo a par com os avanços tecnológicos contínuos. Na verdade, à medida que a sociedade se altera, também o universo dos robots industriais se desenvolve, com o intuito de satisfazer as necessidades que aparecem constantemente. Além disso, o interesse pela aplicabilidade de robots industriais em processos de produção e transporte tem vindo a aumentar, graças ao crescimento de mercados como o de veículos autónomos.

Robots colaborativos – a grande novidade

Os robots colaborativos são soluções diferentes dos robots industriais, uma vez que estão desenhados para trabalhar em conjunto com humanos e não para os substituir, atuando como ajudantes que realizam tarefas repetitivas e perigosas.

Nos dias de hoje, já conseguimos identificar alguns exemplos de indústrias nas quais a utilização de robots colaborativos é uma realidade, tais como:

  • A indústria automóvel: a utilização de robots na indústria automóvel já acontece há muitos anos, mas os recentes avanços tecnológicos têm munido estes robots de diversas competências, incluindo machine learning – que garante uma aprendizagem mais rápida dos robots e faz com que a sua performance seja superior, após a realização de treinos em cenários reais com humanos.
  • O setor da saúde: há diversos benefícios associados à utilização de robots colaborativos no setor da saúde, já que este tipo de robots é muitas vezes pequeno o suficiente para não interferir com a circulação de pessoas em áreas de trabalho (característica que não existe na maioria dos robots industriais). Uma outra vantagem a destacar na utilização de robots colaborativos para tarefas do setor da saúde é o facto de este tipo de equipamentos poder ser facilmente utilizado e controlado por pessoas que não têm conhecimento técnico ou experiência em áreas industriais, de engenharia e automação.

Futuro da robótica no setor da saúde

O futuro da robótica apresenta um cenário esperado em que o mercado dos robots médicos (robots utilizados em tarefas do setor da saúde) irá ter uma taxa de crescimento anual de 12,9% até 2025, um valor em grande parte potenciado por avanços tecnológicos e pela crescente necessidade de serviços de saúde de alta qualidade por todo o mundo.

Um dos segmentos do referido mercado que apresenta um crescimento muito acelerado é o dos robots cirúrgicos (dispositivos utilizados em determinados tipos de procedimentos cirúrgicos), que tem apresentado uma taxa de crescimento anual média de 12% desde 2012, em virtude da crescente procura por técnicas de cirurgia minimamente invasivas.

Razões para a automação potenciar a economia

Atualmente, já são diversas as razões que podem levar ao desenvolvimento da economia através da utilização de soluções de automação, tais como:

  • Pessoas que, antes de terem à sua disposição soluções de automação, realizavam tarefas pouco qualificadas passam a ter mais tempo para se focarem em tarefas que requerem maior qualificação e acrescentam mais valor ao negócio.
  • Graças ao aumento da eficiência em diversos setores e ao tempo poupado, serão desenvolvidos novos postos de trabalho.
  • Um grande número de pessoas poderá trabalhar remotamente, obtendo uma melhor gestão de tempo e um maior equilíbrio entre a vida pessoal e a vida profissional.

 

Futuro da Robótica com o Cobotta Pro da Denso

 

Expectativas para 2023

Num futuro próximo, a robótica industrial vai continuar a crescer, à medida que a sua tecnologia se torna mais acessível, apresentando preços inferiores. A utilização de robots em diversos setores vai-se tornando cada vez mais frequente em todo o mundo, podendo as suas utilizações expandir de formas que neste momento ainda não conseguimos imaginar.

É expectável que o mercado global da robótica industrial alcance os 5,2 mil milhões de euros em 2023 e tenha um crescimento de 4,7 mil milhões de euros nos próximos 5 anos.

Futuro da robótica industrial nas PMEs

Graças ao crescimento deste mercado, o número de pequenas e médias empresas (PMEs) a utilizarem tecnologia de automação, concretamente robots industriais, tem vindo a crescer e facilmente conseguimos compreender porquê.

As PMEs podem beneficiar da utilização de robots por diversas razões, como o aumento da produtividade, a maior eficiência e a flexibilidade que pode ser retirada da utilização de robots colaborativos – soluções que podem ser utilizadas para trabalhar em cooperação com seres humanos e não obrigam a uma substituição da mão de obra em grande escala.

A transformação já começou

Torna-se cada vez mais claro que o mercado da industrial está num processo de constante crescimento e que o grande boom vai acontecer nos próximos anos – esta é uma certeza sobre o futuro da robótica. A tecnologia de que falamos já provou os seus benefícios em diversas indústrias internacionalmente e continuará a fazê-lo no futuro. Por isso, está na hora de considerar de que forma pode utilizar a robótica na sua indústria, tornando o crescimento do seu negócio mais simples e seguro.

 

Gostaria de fazer parte do futuro da robótica? Conheça as nossas soluções!

shape
shape
shape