Os fabricantes enfrentam diariamente uma luta contra o tempo para cumprirem com os prazos de entrega. A contratação e retenção de trabalhadores qualificados foram, pelo quarto ano, incluídas na lista dos principais desafios das cadeias de fornecimento. Como podem os Robots ajudar neste desafio?
Quais são os fatores que causam esta escassez de mão de obra?
As necessidades de contratar e de manter colaboradores já se apresentavam como desafios antes da pandemia, uma vez que, perdiam colaboradores experientes quando os mesmos se reformavam. Já durante a pandemia, o cenário alterou-se, devido aos lay-offs ou dispensas, os colaboradores procuraram outras opções.
Por consequência dos cenários de falta de mão-de-obra sem precedentes que se vivem e dos efeitos ainda sentidos pela pandemia da COVID-19, os desafios de contratação e retenção são ainda maiores*.
A Automação é a resposta
Abordas a questão da falta de mão de obra significa utilizar novas ferramentas e processos, como AMRs (Autonomous Mobile Robot). Ainda que estes sejam vistos como ameaça aos empregos relacionados com linhas de produção, os mesmos têm mostrado os seus benefícios tanto para as empresas como para os trabalhadores.
Há relatórios que comprovam os diversos benefícios da automação industrial como o aumento salarial sem diminuição da carga horária, com a utilização de robots. Por exemplo, podemos analisar países como a Alemanha e da Coreia, que apresentam taxas de desemprego mais baixas, e a utilização dos robots são frequentes.
Deixe a OTTO trabalhar por si
Analisando o exemplo da Danfoss Power Solutions, que ao implementar os AMRs OTTO 1500, aumentou a sua produção sem a necessidade de contratar novos colaboradores, conseguindo reter mão-de-obra qualificada internamente.
Aplicação dos AMRs
Os fabricantes podem utilizar AMRs da OTTO para assistência em diversas tarefas repetitivas de praticamente todos os ambientes industriais. Uma vez que, os robots estão desenvolvidos para tarefas simples. É possível, por exemplo, automatizar as trajetórias de carrinhos de transporte com o OTTO 100 ou transportar cargas até 1200 Kg em paletes com o OTTO Lifter.
A próxima vez que estiver a rever currículos, coloque o da OTTO no topo da lista.
A OTTO tem a experiência necessária para lhe mostrar que deve ser a sua próxima grande contratação!
*Um relatório recente feito pela Deloitte e pelo The Manufacturing Institute aponta para 2.1 milhões de vagas de emprego por preencher em 2030. Segundo o Wall Street Journal, mais de 8 milhões de americanos faltaram ao trabalho por estarem doentes com COVID-19 em janeiro de 2022.
Fonte: OTTO Motors