Kit de ferramentas multifuncionais para a instalação, serviço e gestão de dispositivos Turck em redes de automação
Na era da transformação digital, o software também desempenha um papel importante na tecnologia de automação, pois forma a base para controlar e monitorizar processos automatizados. As plataformas de software e sistemas em rede fornecem processos automatizados para uma produção mais rápida e eficiente. O software utilizado na tecnologia de automação deve controlar e monitorizar processos complexos e, portanto, os requisitos impostos são altos. Por um lado, deve ser confiável e seguro, pois uma falha pode envolver custos consideráveis. Ao mesmo tempo, deve ser flexível e adaptável para atender às necessidades de produção em constante mudança. Por todas as suas funcionalidades, o software deve, acima de tudo ,ser simples e intuitivo de usar. Além da tecnologia de gestão e controlo de rede, os utilizadores também beneficiam de soluções de software fornecidas por fornecedores de automação, pois facilitam o acesso às funções inteligentes de dispositivos anteriormente simples, como sensores e atuadores. Um software proprietário também oferece a possibilidade de usar um ecossistema comum para todas as soluções de automação de um fabricante, evitando a utilização de diversas ferramentas.
TAS IIoT e plataforma de serviço
O Turck Automation Suite (TAS), fornece uma nova plataforma de software que os utilizadores podem descarregar gratuitamente e usar diretamente no browser de qualquer PC com Windows, sem instalação. O TAS oferece uma ferramenta central para usar e gerir todas as funções dos dispositivos Turck – começando com o sensor, passando pelos dispositivos fieldbus até aos controladores de campo e PLCs. Os dispositivos podem assim ser configurados e geridos, de forma fácil e rápida , em redes Ethernet industriais. O TAS também integra um configurador IODD e fornece acesso a todas as funções IO-Link dos dispositivos Turck. A suite de software combina assim uma série de funções que eram anteriormente fornecidas por programas individuais, bem como tantas novas funções, visualizações e aplicações, como o IO-Link View para uma visão geral e gestão dos masters IO-Link e todos os dispositivos IO-Link conetados.
Funções de grupo para comissionamento rápido em redes Ethernet industriais
A função Network Scan encontra todos os dispositivos Turck Ethernet disponíveis na rede e exibe as informações relevantes do dispositivo. O Network View também permite a emissão de endereços IP e senhas, bem como a execução de atualizações de firmware para todos os dispositivos da rede. Muitas das funções do Network View também podem ser executadas como funções de grupo. Isso permite que muitos dispositivos sejam atualizados e processados ao mesmo tempo, economizando muito tempo ao comissionar e manter grandes redes – e tudo isso sem um PLC ou software de terceiros. A capacidade de exportar redes de dispositivos no formato CSV também simplifica a documentação, a colaboração e a gestão. Como um pacote de software, o TAS integra diferentes funções que podem ser ativadas seletivamente na plataforma. As funções plug-and-play que iniciam sem necessidade de qualquer instalação adicional. Atualmente, o TAS apresenta uma variedade de aplicações para sensores IO-Link, como sensores de radar e vibração e sensores indutivos, bem como aplicações RFID para aplicações HF e UHF.
Visualização ARGEE e BEEP
O software de lógica ARGEE transforma os módulos I/O Ethernet da Turck em controladores lógicos IP67, para operação sem quadro diretamente no campo (controlador lógico de campo). As condições e ações são, portanto, programáveis da maneira mais simples, sem a necessidade de qualquer instalação de software. O ARGEE não será capaz de substituir todos os PLCs, mas este software de engenharia abre novos caminhos na tecnologia de controlo, pois pode aliviar redes e controladores de nível superior executando tarefas lógicas simples. Esta função é única no mercado. O TAS permite carregar programas ARGEE num grupo de dispositivos e geri-los de forma central. O TAS também simplifica a gestão das configurações do BEEP. O Backplane Ethernet Extension Protocol da Turck reduz o número de endereços IP necessários em redes industriais e simplifica a aplicação dos módulos de I/O de bloco multiprotocolo TBEN e FEN20. O BEEP permite ligar redes com até 33 módulos TBEN ao PLC através de um único endereço IP em redes Profinet, Ethernet/IP e Modbus TCP. Através da redução dos endereços IP, o utilizador pode criar rapidamente redes de I/O de alta densidade e também ligá-las com controladores de baixo custo.
Monitor de radar, configurador IODD e muito mais
O TAS também garante suporte de comissionamento e gestão para as aplicações IO-Link da Turck, como IODD Configurator, Radar Monitor, Vibration Monitor, etc. O utilizador pode aceder e executar a respectiva aplicação diretamente no IO-Link View. O IODD Configurator, por exemplo, pode ser usado para parametrizar dispositivos IO-Link de todos os fabricantes. Exibe os dados do processo IO-Link numa curva gráfica histórica, muito útil durante a configuração. O utilizador também tem acesso ao texto simples de todos os parâmetros relevantes dos dispositivos IO-Link usados. O Turck Radar Monitor oferece benefícios semelhantes: exibe graficamente os valores medidos dos sensores de radar Turck e simplifica a configuração com uma exibição em tempo real da curva de sinal – especialmente ao configurar filtros para suprimir sinais de interferência ou em situações de montagem complexas. Os utilizadores podem ajustar filtros, medindojanelas e outros parâmetros facilmente para os requisitos específicos da aplicação.
Aplicações de RFID: ferramentas de demonstração UHF
Para os dispositivos RFID da Turck, o TAS fornece três ferramentas de demonstração UHF: “Gate Applications” simula o volume, ou seja, a deteção simultânea de várias tags em aplicações. Verifica se todas as tags foram detetadas de forma eficiente. Qualquer pessoa que já teve que avaliar manualmente uma operação de deteção em massa, sabe quanto tempo e esforço isso economiza. “Tag Trace” permite que os utilizadores determinem os horários ideais de início e paragem para processos otimizados de leitura e gravação em sistemas móveis. “Tag Population” mede o desempenho de leitura e gravação em diferentes posições da tag de um objeto estático. Para isso, o leitor UHF aumenta continuamente a sua potência e indica a potência mínima necessária para a leitura do tag. Para as soluções HF RFID da Turck, a função “Tag Actions HF” permite um tratamento conveniente de tags RFID quando um utilizador deseja testar e executar várias funções com um leitor HF usando o sistema Turck RFID. Isso inclui a criação de uma lista de tags HF de leitura, leitura de informações sobre a memória da tag e edição simples, leitura e gravação de dados numa área de memória definida pelo utilizador da tag.
Plataforma IIoT com segurança aprimorada
O Turck Automation Suite melhora a segurança de manipulação de programas anteriores. Todas as ações do dispositivo devem ser validadas com a senha do dispositivo. No entanto, a senha é salva durante a sessão do browser e pode ser aplicada, se necessário, a todos os dispositivos com a mesma senha, aumentando assim a facilidade de uso.
O melhor ainda está por vir: plataforma TAS IIoT
A versão 1.7 do TAS está disponível, mas é apenas uma amostra da variedade de funções da solução IIoT totalmente desenvolvida. A plataforma de software será fornecida com funções adicionais e mais serviços digitais a cada atualização. O TAS será fornecido com uma função de conetor para a cloud da Turck, pela qual pode ser usado como um controlador virtual de vanguarda num PC ou servidores locais, bem como em dispositivos selecionados da Turck. Isso simplificará consideravelmente a avaliação inteligente dos dados de produção para monitorização de condições e para manutenção preditiva, mesmo além dos limites da fábrica. Para atender aos requisitos de uma plataforma IIoT, o TAS também suportará a transferência de dados via MQTT e OPC UA para sistemas de nível superior, rotinas de configuração automática para tarefas de serviço e muitos outros recursos. O TAS aumentará consideravelmente a conetividade do seu sistema de produção e, assim, combinará dados OT e dados de TI sem quaisquer barreiras.