Blog

AGVs vs AMRs

Qual a melhor tecnologia?

AGVs têm história, AMRs têm destaque

Os AMRs têm ganho bastante destaque enquanto aposta dos principais fabricantes de soluções robotizadas, mas no mercado já existem outros mecanismos de transporte automatizado, como os AGVs – veículos que já existem na indústria há alguns anos – levantando assim a discussão de AGVs vs AMRs.

A introdução de sistemas de robótica móvel no transporte de materiais é uma forma de tornar as infraestruturas mais inteligentes e inovadoras, mas é necessário ter em conta as limitações das tecnologias e de que forma podem impactar no momento da implementação e na forma de trabalhar.

Antes de avançarmos para qualquer comparação, é importante saber em que consiste cada tecnologia.

 

Mapeamento de fábrica com AMR

 

O que são AGVs e AMRs?

AGV – Automated Guided Vehicle

Os AGVs são veículos elétricos não tripulados controlados por um software pré-programado para movimentar materiais numa infraestrutura. Estes veículos dependem de dispositivos de orientação como fitas magnéticas, sinalizadores, códigos de barras ou rotas de laser pré-definidos que permitem que os AGVs viajem em rotas fixas num espaço controlado. Os lasers e sensores incorporados detetam obstáculos no seu caminho e despoletam a paragem automática do veículo. Enquanto forma de automação, não são máquinas inteligentes.

AMR – Autonomous Mobile Robot

Os AMRs são uma abordagem tecnológica mais sofisticada dos AGVs. Um AMR é um robot que opera sem necessidade de dispositivos de sinalização e orientação ou scrips pré-configurados para controlar a condução, aceleração e paragem.

Os AMRs utilizam o reconhecimento baseado em lasers e algoritmos de navegação para, com uma maior dinâmica, movimentarem-se entre espaços, de forma independente da arquitetura à sua volta. São soluções de robótica móvel com capacidades de machine learning que permitem que o robot seja mais eficiente e preciso ao contornar situações novas e voltar ao seu processo de transporte. Olhando para os aspetos enumerados, são uma força de trabalho mais colaborativa.

 

AGVs vs AMRs

 

AGVs vs AMRs – Tecnologias de robótica móvel

No momento da descrição de cada uma das soluções, já foi possível perceber algumas limitações e alguns benefícios das tecnologias implementadas nos AGVs e nos AMRs. Vamos abordar esses aspetos de forma mais detalhada e analisar detalhadamente a comparação de AGVs vs AMRs.

 

Rotas fixas vs Navegação inteligente

Os AGVs têm um nível básico de inteligência integrada e só podem obedecer a instruções de programação simples. Para navegar no chão de fábrica, eles precisam de ser guiados por fios, fitas magnéticas ou sensores, que normalmente exigem atualizações extensas e dispendiosas de instalação, durante o qual podem implicar a interrupção da produção.

Os AGVs estão restringidos a respeitar essas rotas fixas, que exigem custo adicional e interrupção caso sejam necessárias alterações de layout no futuro. Os AGVs podem detetar obstáculos à sua frente, mas não são capazes de contorná-los, recorrendo à paragem até que o obstáculo seja removido.

Por outro lado, os AMRs movimentam-se recorrendo a mapas que o seu software constrói no local ou por meio de desenhos da instalação pré-carregados. Essa capacidade pode ser comparada a um carro com GPS e um conjunto de mapas pré-carregado.

Quando é ensinado o endereço da casa e do trabalho do proprietário, ele calcula o caminho mais direto com base em posições simples no mapa. Isso é semelhante à maneira como os AMRs aprendem a localizar e a retirar peças.

Os AMRs usam dados de câmaras e sensores embutidos e scanners a laser, bem como software sofisticado que permite detetar o ambiente envolvente e escolher a rota mais eficiente para o destino. Funciona de forma totalmente autónoma e caso encontre obstáculos, como empilhadores, paletes ou pessoas, irá contorná-los com segurança. Isso otimiza a produtividade, garantindo que o fluxo de material permanece dentro do cronograma estabelecido.

 

Poucas aplicações vs Elevada flexibilidade

Essa operacionalidade autónoma também oferece mais flexibilidade aos AMRs em relação aos AGVs. Os AGVs são limitados a seguir uma rota definida, normalmente instalada no chão. Isso significa que as aplicações são limitadas e os AGVs executam a mesma tarefa de recolha/entrega ao longo da sua vida útil.

As mudanças são muito caras e disruptivas, uma vez que exigem a reconstrução da rota e respetiva programação.

Os AMRs só precisam de ajustes de software para alterar as suas tarefas. Contudo, o mesmo robot pode executar uma ampla variedade de tarefas diferentes em locais diferentes, fazendo ajustes de forma automática para atender às mudanças de ambientes e requisitos de produção.

As tarefas dos AMRs podem ser controladas através da interface do robot ou configuradas pelo software de controlo de frotas, onde são controlados vários robots, priorizando automaticamente os pedidos em espera e o robot mais adequado para uma determinada tarefa com base na posição e disponibilidade.

Uma vez que a missão é estabelecida, os funcionários não precisam de alocar tempo a coordenar o trabalho dos robots, o que permite que eles se concentrem em outros trabalhos de valor acrescido.

 

Aplicação de AMRs

 

Adequado a modelos de negócio tradicionais vs Concebido para negócios ágeis

A flexibilidade dos AMRs é fundamental para ambientes de produção sofisticados que requerem agilidade e flexibilidade caso haja necessidade de modificações nos produtos ou na linha de produção.

Os AMRs são altamente adaptáveis para produção ágil qualquer que seja a dimensão das instalações. Se as células de produção forem movidas ou novas células ou processos forem adicionados, um novo mapa do edifício pode ser carregado de forma rápida e fácil ou os AMRs podem renovar o mapeamento no local, para que possa ser usado imediatamente para novas tarefas. Esse recurso dá às organizações total propriedade sobre o robot e as suas funções.

Em vez de ficarem limitados por uma infraestrutura AGV inflexível, os proprietários podem facilmente reintegrar o robot à medida que as suas necessidades de negócios evoluem para ajudá-los a otimizar a produção, mesmo em ambientes altamente dinâmicos.

 

Mais caros Vs Económicos

Embora os AMRs integrem tecnologia muito mais avançada do que os AGVs, normalmente são uma solução mais económica no seu todo. Os AMRs não precisam de fios, fitas magnéticas ou outras modificações dispendiosas na infraestrutura do edifício, por isso, é mais rápido e mais económico colocar os AMRs em funcionamento e sem interrupção para a produção no processo.

Como os AMRs podem ser implementados com rapidez e facilidade, eles agregam novas eficiências de forma quase imediata. Com custos iniciais baixos e rápida otimização de processos, eles oferecem um ROI incrivelmente rápido. Conforme os negócios crescem, a implementação de AMRs pode ser expandida simultaneamente com custos adicionais mínimos.

Os ambientes de produção modernos não podem depender mais de tecnologias caras e inflexíveis já existentes. Nem podem continuar com o transporte manual improdutivo de materiais, especialmente num mercado de trabalho em constante mudança e com um nível de exigência como o atual. Os AMRs são superiores aos AGVs em termos de flexibilidade, economia, ROI e otimização da produtividade.

Por uma logística e produção mais inteligentes e disponíveis

Enquanto solução outrora revolucionária e considerada a melhor forma de automatizar o transporte de materiais, os AGVs são agora uma tecnologia ultrapassada pela que constitui os AMRs. Os robots móveis autónomos são a escolha correta para os negócios que se querem manter competitivos num mundo em rápida mudança.

 

A Bresimar Automação é a representante oficial para Portugal da marca canadiana OTTO Motors.

A OTTO Motors dedica-se ao desenvolvimento de soluções de robótica móvel, AMRs e tecnologia de gestão de frotas.

Caso tenha interesse no tópico AGVs vs AMRs e procure soluções de robótica móvel, entre em contacto com a Bresimar Automação.

 

 

Referências:

Jason Walker. AMR vs AGV: A Clear Choice for Flexible Material Handling. Acedido a 27 de dezembro de 2021. https://waypointrobotics.com/blog/amr-vs-agv/

OTTO Motors. AGV vs AMR: A Comparison of Automated Material Transport. Acedido a 27 de dezembro de 2021. https://ottomotors.com/blog/amr-vs-agv-a-comparison-of-automated-material-transport

Mobile Industrial Robots. AGV vs. AMR – What’s the Difference?. Acedido a 27 de dezembro de 2021. https://www.mobile-industrial-robots.com/insights/get-started-with-amrs/agv-vs-amr-whats-the-difference/

Milvus Robotics. AGV VS AMR: HOW TO CHOOSE THE RIGHT TECHNOLOGY?. Acedido a 27 de dezembro de 2021. https://milvusrobotics.com/blog/amr-vs-agv

 

shape
shape
shape